EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DESAFIOS, POTENCIALIDADES E REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Professores; Equidade

Resumo

Este estudo visa analisar as perspectivas docentes em face a prática da Educação Inclusiva no cenário de sala de aula do ensino regular. Sua esfera de concentração é a educação inclusiva. O objetivo primordial consiste na reflexão acerca dos desafios do processo de inclusão escolar, bem como possíveis encaminhamentos para torná-la mais efetiva. A educação na perspectiva inclusiva é um movimento em constante construção, que vem reunindo esforços para garantir a inclusão social e a escolarização, superando obstáculos historicamente arraigados. A inclusão implica na participação efetiva dos indivíduos na sociedade e deve ser pautada no campo da valorização das habilidades de cada um. Superar questões como integração, em que o estudante está inserido na sala de aula, mas não participa ativamente do processo de aprendizagem, é um dos caminhos, bem como, eliminar barreiras que limitam ou impeçam a participação de todos os alunos, garantindo acesso ao currículo escolar de forma equitativa, considerando as características individuais de cada um. Para efetivar a inclusão escolar é crucial investir em formações continuadas para professores, capacitando-os a reconhecer as necessidades individuais dos alunos e a refletir sobre a escolha da metodologia a ser aplicada para que atenda as necessidades de todos os estudantes.

Biografia do Autor

  • Sandra Cecilia Jurach Faria, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. Graduada em Pedagogia.
  • Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. 

Referências

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Publicado

08-07-2025

Como Citar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E REFLEXÕES. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(1), p. 80 - 95. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2584

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