JUDÔ E AUTISMO

A ARTE MARCIAL COMO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO POSTURAL E MOTOR EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO

Autores

  • Guilherme Kiel Bourguignon Faculdade Sant'Ana
  • Fabrício Ferreira da Rosa Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Judô. Autismo. Desenvolvimento motor. Socialização.

Resumo

O presente estudo analisa os benefícios da prática do Judô no desenvolvimento motor, postural e social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia adotada foi uma revisão sistemática de literatura, com foco em estudos publicados entre 2015 e 2024, que abordam os impactos dessa arte marcial em crianças com TEA. Os resultados indicam que o Judô contribui significativamente para a melhoria da coordenação motora, controle postural, autocontrole emocional e socialização. A prática regular proporciona um ambiente estruturado e disciplinado que favorece o desenvolvimento de funções executivas, como planejamento e atenção. Contudo, os estudos apresentam limitações, especialmente no que diz respeito à generalização dos resultados, amostras pequenas e à necessidade de adaptações específicas para cada nível do espectro autista. Assim, são recomendadas investigações futuras que ampliem as amostras e explorem os efeitos de longo prazo da prática do Judô em diferentes contextos, como escolas e comunidades.

Biografia do Autor

  • Guilherme Kiel Bourguignon, Faculdade Sant'Ana
    Graduado em Licenciatura em Educação Física - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Acadêmico do Curso de Bacharelado em Educação Física – Instituição de Ensino Superior - Faculdade Sant’Ana; Pós-Graduado em Educação Física Escolar - UniCesumar; Pós-Graduado em Educação Física e TEA - Faculdade Dom Alberto.
  • Fabrício Ferreira da Rosa, Faculdade Sant'Ana
    Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Lutas. Graduado em Educação Física. Docente da Faculdade Sant'Ana nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ARAÚJO, Leandro Pereira et al. Artes marciais na educação infantil: desafios e possibilidades. Retratos da Escola, v. 13, n. 26, p. 555-565, 2019.

BETTI, Mauro. Cultura corporal e cultura esportiva. Revista Paulista de Educação Física, v. 7, n. 2, p. 44-51, 1993.

COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor?. Conexões, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.

COUTO, Crislaine Rangel et al. Efeitos da Prática do Judô na Coordenação Motora de Crianças e Adolescentes Autistas. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 22, n. 1, p. 3-14, 2021.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Topazio, 1999.

KANO, Jigoro. Kodokan Judo: A origem e os fundamentos. São Paulo: Cultrix, 1986.

KONS, Rafael Lima; DETANICO, Daniele. Judô Adaptado: Organização, Indicadores de Desempenho e Propostas de Avaliação Física. Editora Appris, 2023.

MORALES AZNAR, José et al. Adaptative Judo Best Practice: Autjudo. A Handbook on how to teach Judo to people with Austistic Spectrum Disorder. 2022.

OLIVEIRA, MILENA AMORIM. A influência do Judô no comportamento de crianças e adolescentes. Diálogos Interdisciplinares: Educação, Saúde e Direito, v. 2, n. 1, p. 02-12, 2024.

SANTOS MELO, Diogo Lopes; ASSIS, Felipe; DE AREDES, Sandro Gonzaga. A prática do Judô como benefício psicomotor e desenvolvimento social de pessoas com Transtorno Do Espectro Autista (TEA). In: Simpósio. 2022.

SANTOS, José Wilson Felipe; DA SILVA, Diego Francisco. Impactos da educação física escolar na escolha dos (as) discentes por um estilo de vida fisicamente ativo fora da escola. Revista Sítio Novo, v. 3, n. 1, p. 57-65, 2019.

SCHLIEMANN, André; ALVES, Maria Luíza Tanure; DUARTE, Edison. Educação Física Inclusiva e Autismo: perspectivas de pais, alunos, professores e seus desafios. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 34, n. Esp., p. 77-86,

2020.

TELES, Perolina Souza; CRUZ, Cândida Luisa Pinto. A prática esportiva como instrumento de inclusão: um estudo de caso sobre aprendizagem e desenvolvimento de aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, n. 11, 2018.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

JUDÔ E AUTISMO: A ARTE MARCIAL COMO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO POSTURAL E MOTOR EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 365 - 380. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2741

Artigos Semelhantes

11-20 de 51

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.