A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA POSITIVA NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA NUTRIR A MENTE EM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Maria Marilize Soistak Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Aparecida Costa Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Cérebro. Aprendizagem. Disciplina Positiva. Inteligência Emocional.

Resumo

O controle das emoções é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. A presente pesquisa tem como intuito investigar os benefícios da Disciplina Positiva e de que forma pode ser utilizada pelo psicólogo(a) como técnica interventiva em seus contextos de atuação. Tendo esses elementos como base, a presente pesquisa tem como propósito investigar os benefícios da Disciplina Positiva, que pode ser utilizada pelo psicólogo(a) como técnica interventiva em seus contextos de atuação, podendo favorecer o adulto a utilizar esse modelo educativo e conduzir a criança com firmeza, afeto e empatia. A Disciplina Positiva é uma escolha na forma de conduzir a criação, os limites e o diálogo, na qual se criam laços de amor, confiança e conexão, utilizando o educar de forma equilibrada, envolvendo o uso de técnicas como prevenção, distração e substituição para conduzir as crianças com gentileza. Elencou-se como objetivos: descrever a Disciplina Positiva; compreender as estratégias do cérebro da criança para estabelecer a conexão com o adulto; entender a relação da Disciplina Positiva com a confiança e a autoestima. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo exploratória. Percebe-se, com a pesquisa que foi realizada, que as crianças que desenvolvem as habilidades socioemocionais têm melhoras significativas no seu comportamento e em seu relacionamento social e, além disso, observa-se uma melhora na estrutura cerebral, o que reflete no seu desenvolvimento acadêmico e nas suas escolhas profissionais no futuro.

Biografia do Autor

  • Maria Marilize Soistak , Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Pedagogia. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Psicologia.
  • Cristiane Aparecida Costa, Faculdade Sant'Ana
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grrosa. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Sant"™Ana.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA POSITIVA NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA NUTRIR A MENTE EM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. (2022). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 357 - 383. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2306

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