JOGOS ELETRÔNICOS ATIVOS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

um estado do conhecimento (2010 - 2021)

Autores

  • Thiago Miguel Pereira Garcia IESSA
  • Miguel Archanjo de Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento; Jogos Eletrônicos; Educação Física.

Resumo

O presente estudo apresenta a seguinte questão: Como é a relação dos jogos de videogame ativos nas aulas de Educação Física Escolar no Brasil? O objetivo principal é analisar, por meio do Estado do Conhecimento, a utilização dos jogos eletrônicos nas instituições de ensino pelos professores de Educação Física Escolar. Para tanto, recorreu-se ao estado do conhecimento, onde foi feito uma análise de Artigos, Teses e Dissertações redigidas nos últimos 15 anos (2006 a 2021), através de um levantamento de dados nas plataformas e bases de dados Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações "“ BDTD, Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico. Foram analisados e classificados quanto ao ano de publicação, autoria, objetivo e sujeitos, e os autores que em seus trabalhos utilizaram da revisão de trabalhos sobre o tema Jogos Eletrônicos e Educação Física, foram classificados a partir de seus descritores e resultados. Conclui-se que a partir da análise realizada, há autores que trazem os pontos positivos e os pontos negativos quanto à implementação de Jogos Eletrônicos nas aulas de Educação Física, porém há uma abrangência maior quando se trata de benefícios que os jogos trazem para os alunos e para as aulas.

Biografia do Autor

  • Thiago Miguel Pereira Garcia, IESSA
    Licenciado em Educação Física.
  • Miguel Archanjo de Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em História. Professor do Departamento de Educação Física e do Programa Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

JOGOS ELETRÔNICOS ATIVOS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estado do conhecimento (2010 - 2021). (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 138 - 152. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2555

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