As DISCIPLINAS CURRICULARES DE HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM CURSOS DE MAGISTÉRIO, NORMAL SUPERIOR, LICENCIATURAS E COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA:
contributos para a formação inicial de docentes no Brasil
Palavras-chave:
Disciplinas curriculares. Educação Histórica. Formação inicial de docentes. História da Educação. Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo científico tem como objetivo principal realizar análises crítico-reflexivas concernentes à s disciplinas curriculares de História Geral da Educação e História da Educação Brasileira em cursos de Magistério, Normal Superior, Licenciaturas e Complementação Pedagógica, tendo como eixo norteador os seus contributos para a formação inicial de docentes no Brasil. Numa abordagem qualitativa de pesquisa científica, contendo aportes teóricos bibliográficos e eletrônicos, o corpus textual do presente estudo investigativo se encontra didaticamente estruturado em três partes distintas, quais sejam: 1ª) Currículo, disciplina, educação e pedagogia: contextualizando a temática em notas preliminares; 2ª) A formação inicial de docentes da Educação Básica escolar brasileira no âmbito da Lei federal nº 9.394/96; e 3ª) História Geral da Educação e História da Educação Brasileira no currículo dos cursos de formação inicial de docentes da Educação Básica no Brasil: passado, presente e futuro em simbiose? Em última instância, nas considerações finais, são apresentados breves comentários alusivos aos pontos centrais do tema em pauta, visando assim enaltecê-los de modo abrangente.Referências
ANDRADE PINTO, U. O pedagogo escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de complementação pedagógica. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, p.153-198, 2002.
BORGES, V. P. O que é história. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Coleção Primeiros Passos "“ v.17).
BOTH, I. J. A pedagogia face ao mercado de trabalho. Ponta Grossa: Imprensa Universitária, 1982.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos "“ v.20).
BRASIL. Congresso Nacional. Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, de 23/12/1996.
BRASIL. Minidicionário escolar: língua portuguesa. 2.ed, Barueri: Ciranda Cultural, 2017.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
BUENO, F. S. Dicionário filológico do português. São Paulo: Saraiva, 1966.
CORTELAZZO, I. B. C.; ROMANOWSKI, J. P. Guia de orientação de curso: curso de licenciatura em pedagogia a distância. Curitiba: Editora do IBPEX, 2007.
CÔRTES, H. S. Magistério das matérias pedagógicas do 2º grau. In: BORTOLINI, A. L. (Org.). Identidade e espaço profissional: monografias das habilitações do curso de pedagogia, licenciatura plena em ciências e matemática de 1º grau e cursos de pós-graduação. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.9-18, 1997.
ESTRELA, A. Pedagogia ou ciência da educação? Porto: Porto Editora, 1992.
FONSECA, F. M. M. et al. As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente. In: Revista Brasileira de Iniciação Científica. Itapetininga: Editora do IFSP, v.5, n.4, p.33-42, jul./set., 2018.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O que é pedagogia. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos "“ v.193).
GHIRALDELLI JÚNIOR, P.. História da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º Grau "“ Série Formação do Professor).
HÄBERLIN, P. Allgemeine pädogogik in kürze. Frauenfeld: Huber, 1953.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MARQUES, J. C. et al. Educadora amanhã: análise e reformulação do curso de pedagogia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1974.
MARQUES, M. O. Pedagogia: a ciência do educador. 3.ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006. (Coleção Mario Osório Marques "“ v.5).
MAZZOTTI, T. B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, p.13-37, 1996.
MOSQUERA, J. J. M. Educação: emergência de seu processamento epistemológico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1981.
NIKITIUK, S. M. L. Apresentação. In: ______. (Org.). Repensando o ensino de história. 2.ed. São Paulo: Cortez, p.7-8, 1999. (Coleção Questões da Nossa Época "“ v.53).
______. Ensino de história: algumas reflexões sobre a apropriação do saber. In: ______. (Org.). Repensando o ensino de história. 2.ed. São Paulo: Cortez, p.9-25, 1999a. (Coleção Questões da Nossa Época "“ v.53).
NUNES, C. Ensino normal: formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (Coleção Diretrizes Curriculares Nacionais).
PFROMM NETTO, S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. 2.ed. São Paulo: EPU, 2002.
PILETTI, N.; PILETTI, C. História da educação. São Paulo: Ática, 1990.
PIMENTA, S. G. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: educação, pedagogia e didática. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, p.39-70, 1996.
QUIQUETO, A. M. B.; EMÍDIO, M. A.; SOUTO, R. E. Apostila para concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR): professor e pedagogo "“ conhecimentos específicos. São Paulo: Editora Grupo Nova, 2013.
RANZI, S. M. F. Memória e história das disciplinas escolares: possibilidades de uma aproximação. In: BENCOSTTA, M. L. A. (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, p.322-354, 2007.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1980. (Coleção Educação Contemporânea).
SCHMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. In: Revista Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Ponta Grossa: Editora da UEPG, ano 11, n.1, p.59-69, jun./2003.
SCHMIDT, M. A. M. S. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: Editora CRV, 2020.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução à s teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES AMORA, A. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Catálogo de cursos. Ponta Grossa, 2021. Disponível em: <https://www2.uepg.br/prograd/catalogo-de-cursos>. Acesso em: 01/04/2022.
URBAN, A. C. Didática da história: contribuições para a formação de professores. Curitiba: Juruá, 2010.
VEIGA, I. P. A. et al. Licenciatura em pedagogia: realidades, incertezas, utopias. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â