A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS VINCULADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave:
Educação Profissional; Educação Especial; Acesso e Permanência.Resumo
O texto tem como objetivo investigar a realidade dos estudantes públicos alvo da Educação Especial das escolas vinculadas a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica no município de Santa Maria. A partir de um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo organizou-se as reflexões por meio de dois questionários aplicados à gestão de ensino das instituições: o primeiro de mapeamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial e o segundo sobre a permanência desses estudantes. Verificou-se que acessaram 27 estudantes público alvo da Educação Especial nas escolas pesquisadas. Esta realidade tem mobilizado gestores e professores na busca de repensar o ensino e o acompanhamento e conclui-se que o maior desafio tem sido a permanência. Também tem sido desafio incluir estes estudantes no mundo do trabalho. Por isso, defende-se que o trabalho pedagógico seja crítico, autotransformador e inclusivo.Referências
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