A RELAÇÃO DO CAPITAL ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cátia Goulart Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Taynan Alécio da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Elberto Teles Ribeiro FACUMINAS
  • Leci Lessa de Carvalho Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

BNCC. Educação. Neoliberalismo. Formação. Competências.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar os fundamentos de cunho liberal e neoliberal por trás dos princípios que orientam a educação, e suas articulações com as relações sociais capitalistas. É mister compreender como as relações e as dinâmicas educacionais foram marcadas pelo liberalismo e como este promove uma sociedade capitalista, inclusive, influenciando sobre as políticas educacionais. A pesquisa configura-se bibliográfica e documental tendo como foco a Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados da investigação indicaram que a BNCC e suas proposições orientam-se para a formação que preconiza a prática, a experiência e o refinamento das competências. Além disso, a formação por áreas proposta no documento orientador, sugere uma fragmentação do ensino. Estima-se que as discussões contribuam para fomentar reflexões e novos estudos acerca da formação ofertada nas escolas, e ainda problematizar como a formação de professores tem sido afetada e repercute significativamente na edificação de uma sociedade capitalista em detrimento da formação crítica.

Biografia do Autor

  • Cátia Goulart, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Mestre em Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá
    Mestrando em Educação, Universidade Estadual de Maringá.
  • Elberto Teles Ribeiro, FACUMINAS
    Pós-graduado em Tecnologias digitais e Inovação na Educação, FACUMINAS
  • Leci Lessa de Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Mestrando em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

A RELAÇÃO DO CAPITAL ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 308 - 324. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2362

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