HABILIDADES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES
Palavras-chave:
Psicologia, Habilidades sociais; Psicologia da Criança; Psicologia Educacional, Escola.Resumo
As habilidades sociais podem ser definidas como um conjunto de comportamentos aprendidos, desenvolvidos e apresentados pelos indivíduos frente à s diversas situações sociais. Tais habilidades iniciam no ambiente familiar. Porém é no ambiente escolar, através da relação com colegas e professores que a criança desenvolverá grande parte do seu repertório comportamental. O objetivo deste estudo é, através de revisão da literatura sistemática do tema proposto, estabelecer a importância das habilidades sociais bem como os impactos positivos e negativos (no caso de seus déficits) gerados por elas nas relações escolares. As habilidades sociais quando bem desenvolvidas, desde a infância, geram melhores perspectivas de futuro aos indivíduos pois estão associadas a rendimentos acadêmicos mais favoráveis bem como melhores relações interpessoais e comportamentos socialmente mais qualificados (responsabilidade, independência, autoestima e cooperação) ao passo que seu déficit proporciona efeitos psicológicos deletérios como dificuldade na aprendizagem, isolamento social e comportamentos agressivos o que impacta diretamente nas relações familiares e escolares.Referências
BOLSONI-SILVA, A.T. ET AL. Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 17 (2), 2013. pp. 259-269. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008>. Acesso em 14 fev. 2023.
BOLSONI-SILVA, A. T., MARTURANO, E. M., PEREIRA, V. A., & MANFRINATO, J. W. S. Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: Comparando avaliações de mães e de professoras. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 2006, 460"“469. doi:10.11606/t.59.2003
DO VALLE, T. G. M., & GARNICA, K. R. H. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. In T. G. M. Do Valle (Eds.), Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p.49-75.
CABALLO, V. E. Manual de evaluación y entrenamiento de las Habilidades Sociales. Madrid: Siglo XXI, 1993.
CASALI-ROBALINHO, I. G. ET AL. Habilidades Sociais como Preditoras de Problemas de Comportamento em Escolares. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Jul-Set 2015, Vol. 31 n. 3, 2015, pp. 321-330 https://doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2017.
DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
GONÇALVES, E. S., MURTA, S. G. Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2008, v. 21, n. 3, pp. 430-436. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722008000300011>. Acesso em 14 fev. 2023.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 1992.
MARIANO, M. L. Análise de práticas educativas de professores na interação com alunos com e sem problemas de comportamento. Dissertação de Mestrado, 2011, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.
MOLINA, R. C. M. Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Explorando relações funcionais.2003. Dissertação de Mestrado não publicada. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
SCHONFELD, D. J. et al. Cluster-randomized trial demonstrating impact on academic achievement of elementary social-emotional learning. School Psychology Quarterly, 30(3), 2015, 406-420. https://doi.org/10.1037/spq0000099
SOARES, J., OLIVEIRA, M., FERREIRA, D., BATISTA, E. As habilidades sociais como fatores aliados à s práticas do professor. Rev. da Univ. Vale do Rio Verde 17. 1, 2019. https://doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5627.
SOARES, A. B. et al. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Rev Psicologia-Teoria e Prática, v. 11, n. 1,
Disponível em:<http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/
>. Acesso em 14 fev. 2023.
SOUZA, M. S., SOARES, A.B., FREITAS, C. P. P. Avaliação e acompanhamento de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) em crianças do ensino fundamental. Psicologia Clínica, 33(1), 95-118, 2021. https://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A05
VAZ, A. F. C., FIGUEREDO, L. Z. P., & MOTTA, A. B. Problemas de comportamento, ansiedade e habilidades sociais em crianças pré-escolares. Psicologia: Teoria e Prática, 22(1), 161-184, 2020.
VILA, E. M. Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2005.128 p.
WYLER, M.M.; RAISER, J.S. Habilidades sociais e educação: avanços e possibilidades. Ágora: R. Divulg. Cient., v. 19, n. 2, p. 40-63, jul./dez., 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â