QUE DESAFIOS O PROFESSOR ENFRENTA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MOÇAMBIQUE?

Autores

Palavras-chave:

Desafios do Professor, Moçambique; Processo de Ensino-aprendizagem.

Resumo

Objectiva-se com este estudo analisar os desafios que o professor enfrenta no processo de ensino-aprendizagem em Moçambique. Para o alcance dos objectivos, optou-se pela pesquisa qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se às técnicas de observação directa das condições de trabalho existentes nas escolas e questionário à quatro professores do Ensino Básico. Os resultados do estudo indicam que os professores em Moçambique apresentam vários desafios, desde o baixo salário, falta de infra-estruturas adequadas para o funcionamento adequado do processo de ensino – aprendizagem, alunos que transitam de uma classe/ciclo para outro sem as competências requeridas, insuficiência de recursos didácticos, etc. Essas situações, podem até certo ponto influenciar na qualidade de ensino. Portanto, pretende-se com este estudo abrir um espaço de reflexão sobre o grau de satisfação da classe docente em Moçambique.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Marcelo Ánica, Universidade Rovuma
    Mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma – Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências – Niassa, Moçambique. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino – NUPECE
  • Damasco Rocha Mateus Chalenga, Universidade Rovuma
    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo e Mestre em Energias Renováveis & Meio Ambiente; Professor de Graduação da Universidade Rovuma – Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino – NUPECE
  • Óscar Rosário Jorge Daniel, Universidade Rovuma
    Doutor em Linguística do Português na Universidade de Coimbra- Portugal, Mestre em Educação/Ensino do Português pela UP-Maputo e Licenciado em Linguística e Literatura pela UEM-Maputo. Professor da Universidade Rovuma - Niassa.
  • Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Professora Produtividade CNPq. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR e Membro do Grupo Gepec/MZ

Referências

ÁNICA, José Marcelo. O feedback escrito do professor nos testes de História da 8ª classe no ensino secundário geral. 2023. Dissertação (Mestrado em Avaliação Educacional) – Departamento de Educação e Psicologia, Universidade Rovuma, 2023.

BARROS, Carlos Antônio Ferreira da Silva; GRADELA, Adriana. Condições de Trabalho Docente na Rede Pública de Ensino: os principais fatores determinantes para o afastamento da atividade docente. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 7, n. 13, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.univasf. edu.br/index.php/revasf/article/view/9. Acesso em: 19 jan. 2025.

CHALENGA, Damasco Rocha Mateus; GUIRAGUIRA, Emília Maria José; NAPAPACHA, Vital de Melo Lopes; NUNES, Claudio Pinto. Educação em Moçambique: tendências de formação de professores de ciências naturais e matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024009, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1694. Acesso em: 4 dez. 2024.

CHADZA, Abissalão Rafael Saimone; CHADZA, Sara Rafael. Uso de TICs no processo de ensino de língua portuguesa: estudo de caso do ensino secundário aberto moçambicano de Metangula, 2020 – 2022. In: GOMUNDANHE, Almeida Meque; FREIA, Alice Castigo Binda; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; NUNES, Cláudio Pinto; TEIMOSO, Agostinho Rosário (Organizadores). Educação e pesquisa: caminhos para a formação académica e sócio – profissional no processo de ensino e aprendizagem. EDIÇÕES UESB, vitória da Conquista - Bahia, 2023, p. 334.

CHICAVA, Augusto Kessai Agostinho; MACHAMA, Odilia Alberto Cumbi. Políticas e desafios do ensino básico no sistema nacional de educação moçambicana. Revista Amor Mundi, 2020, p. 97. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.vli2.2

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa, Texto Editores, 2008, pp. 25-26

FERNANDES, Domingos. Aprender a melhorar com políticas de classificação mais transparentes e consistentes. Folha de apoio a formação - projeto de Monitorização, acompanhamento e investigação em avaliação pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção Geral, 2021, p. 8.

FREIA, Alice Castigo Binda; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Avaliação da aprendizagem e inclusão de alunos no espaço escolar em Moçambique: uma análise com base em documentos normativos. Periódicos Horizontes – USF – Itatiba, SP – Brasil, p. 6. Doi: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1476

MARCON, Telmo. A constituição do capital: um estudo das condições socioeconómicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa (versão online), Ponta Grossa, 2029. p. 5. Doi: 10.5212/praxEduc.v.14n2.008

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas, Brasil, 2011, p. 114.

PAVÃO, Silvia Maria de Oliveira; GOMES, Caio César. Desafios do professor: abordagem dos aspectos relacionais da prática pedagógica. In: IV Simpósio de educação superior. Desenvolvimento profissional docente.I Fórum de pesquisadores em educação superior., 2007.

RAFAEL, Gilberto Daniel; CAISSE, Jaime Adamo; DOMINGOS, Elvira. Educação e formação de professores em Marx e Engels: uma análise da formação de professores primários em Moçambique. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; GOMUNDANHE, Almeida Meque; ZANLORENZI, Cláudia Maria Petchak (Org). Brasil e Moçambique: caminhos que se cruzam na pesquisa em educação. Texto e Contexto, Brasil, 2024, p. 16

SANT’ANNA, Ilsa Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e Instrumentos. Editora Vozes, Petrópolis, 4ª Edição, RJ. 1999, pp. 23-27.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

QUE DESAFIOS O PROFESSOR ENFRENTA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MOÇAMBIQUE?. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(2), p. 308 - 326. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/3006

Artigos Semelhantes

1-10 de 225

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.