DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA ASSISTIVA

UMA COMBINAÇÃO PARA O ENSINO COLABORATIVO

Autores

  • Tiago José Alves Unespar
  • Eromi Izabel Hummel Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Desenho Universal para Aprendizagem; Tecnologia Assistiva; Ensino Colaborativo; Ensino Comum

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre: Desenho Universal de Aprendizagem, Tecnologia Assistiva e Ensino Colaborativo, temas emergentes nos estudos a respeito da educação inclusiva. Por meio de uma revisão bibliográfica, apresenta-se os conceitos e as contribuições de cada tema na construção de uma escola equitativa que prioriza a formação qualitativa de todos os alunos por meio da acessibilidade ao conhecimento e estratégias educativas adequadas. Desta forma, aborda-se os princípios que norteiam o planejamento com base no Desenho Universal de Aprendizagem, o uso de recursos de Tecnologia Assistiva para promover autonomia e potencializar situações de aprendizagem, e também, o Ensino Colaborativo que envolve o professor da sala comum e do professor especialista no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com e sem deficiências.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Desenho Universal para Aprendizagem; Tecnologia Assistiva; Ensino Colaborativo; Ensino Comum.

Biografia do Autor

  • Tiago José Alves, Unespar
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, em Rede, (PROFEI), Universidade Estadual do Paraná "“ Campus Apucarana. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR / Linha da Educação Especial e Inclusiva: da formação a prática pedagógica docente.
  • Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná
    Doutora em Educação. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI), Universidade Estadual do Paraná "“ Campus Apucarana.

Referências

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA COMBINAÇÃO PARA O ENSINO COLABORATIVO. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 353 - 369. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2350

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