O USO DE ANALOGIAS ESTRUTURADAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ENSINO DO CONCEITO DE CINÉTICA QUÍMICA
Palavras-chave:
Recurso didático; analogias estruturadas; ensino de química.Resumo
O presente artigo é um recorte de pesquisa mais amplo sobre analogias no ensino de química, e tem como objetivo conhecer e analisar o uso sistematizado de analogias como estratégia didática na prática pedagógica de um professor do ensino médio, de uma escola de Campo Grande – MS. Assim elencamos o problema da pesquisa: como o uso sistematizado de analogias como estratégia didática, qualifica a prática pedagógica de um professor, no ensino de química? A abordagem de pesquisa foi a qualitativa, delineada por um estudo de caso. Os instrumentos de produção de dados foram a análise documental e a observação. A partir da análise de como o professor se apropriou do conhecimento acerca do uso de analogias com base no modelo TWA (Teaching with Analogies), sob a abordagem teórica de Glynn (1991) do modelo TWA, e posterior, alterada por Harrison e Treagust (1993), como base teórica e as estratégias didáticas utilizada, no ensino do conceito de cinética química, na prática pedagógica de um professor, no ensino de química. Constatou-se que o professor buscou seguir a proposta de uso sistematizado de analogias, embora não tenha contemplado na totalidade, os passos propostos no modelo, executou a maioria deles. Infere-se, a partir dos dados, que as analogias utilizadas promoveram ao professor um maior controle e domínio sobre o processo de ensino dos conceitos químicos analisados com uso de analogias e de quais modificações esse processo acarretou a sua prática profissional visando qualificar melhor o ensino de química. Concluiu-se que o modelo TWA auxilia a potencialização do uso de analogias no ensino e busca evitar a formação de concepções alternativas, sendo uma estratégia didática para uma aprendizagem concreta de conceitos científicos.Referências
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