A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSA SENHORA DA LUZ DE MEDIANEIRA-PR
Palavras-chave:
Gestão Hospitalar; Liderança; Relações Interpessoais; Comportamento Organizacional.Resumo
Este artigo visa relatar a ação dos líderes, na gestão de pessoas, como ocorrem as relações interpessoais entre indivíduos com interesses heterogêneos dentro de organizações complexas, tal como são hospitais. Este estudo tem, como objetivo principal, analisar o perfil de liderança para que sua influência seja efetiva no processo de formação de estratégias de gestão de pessoas na organização hospitalar. O estudo foi realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira/PR, onde foi realizada pesquisa de campo, com análise de caso, de caráter descritivo com predominância qualitativa. A coleta de dados se deu através de entrevista semiestruturada com a Diretora do referido Hospital e observação direta. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a ação dos líderes é reflexo da postura da Diretoria, que descentralizou o poder de decisão e resolução de problemas, delegando aos líderes, que depois de treinados, tornaram-se capazes de optar por soluções assertivas, em conformidade com os interesses da Direção, bem como, escolher e assumir posicionamentos coerentes. As lideranças tornaram-se responsáveis por articular e provocar mudanças através de ações capazes de influenciar no desenvolvimento de estratégias e na construção do suporte político necessário para que as ações sejam executadas de modo a garantir a satisfação de interesses individuais, bem como atingir os propósitos da organização como um todo.Referências
AMESTOY, S. C. et al. Liderança dialógica nas instituições hospitalares. Revista brasileira enfermagem [online]. 2010, vol.63, n.5, p. 844-847. ISSN 0034-7167. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n5/25.pdf> Acesso em 30 out. 2012.
BERGAMINI, C. W.; Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. - 4ª ed. - 5. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009.
BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Fundamentos de comportamento organizacional. Tradução: Luiz Henrique Baptista Machado, Revisão Técnica: Antônio Eugênio Valverde Mariani Passos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
CASADO, T. O papel da comunicação interpessoal. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. tradução: Iuri Duquia Abreu, revisão técnica: Fátima Cristina Trindade Bacellar. "“ 10. ed. Porto Alegre : Bookman, 2011.
FRANÇA, A. C. L. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.
HITT, M. A.; MILLER, C. C.; COLLELA, A. Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. Tradução e revisão: Teresa Cristina Padilha de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. - 2. ed. - 11. reimp. - São Paulo: Atlas, 2009.
LIMONGI-FRANÇA, A. C.; ARELLANO, E. B. Liderança, poder e comportamento organizacional. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
PINHO, L. B.; SANTOS, S. M. A. O relacionamento interpessoal como instrumento de cuidado no hospital geral. Revista Cogitare Enfermagem. 2007, vol. 12, n. 3, p. 377-385. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/cogitare/article/view/10038/6895> Acesso em 31 out. 2012.
ROBBINS, S. P.; JUDGE T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. [tradução Rita de Cássia Gomes]. - 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
SCHERMERHORN, JR., J. R.; HUNT, J. G.; OSBORN, R. N. Fundamentos do comportamento organizacional. trad. de Sara Rivka Gedanke. - 2ª ed. - reimpr. Porto alegre: Bookman, 2005.
SILVA, M. J. P. da. Comunicação tem remédio: A comunicação nas relações interpessoais em saúde. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
STEFANO, S. R.; BERNARDIM, M. L. A ação de liderança. In: LENZI, F. C. et al. (Orgs.). Ação empreendedora: como desenvolver e administrar o seu negócio com excelência. São Paulo: Editora Gente, 2010.
STEFANO, S. R. (Org). Gestão de Pessoas: Fundamentos e Aplicações. Guarapuava: Editora Unicentro, 2011.
WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. Tradução: Cid Knipel Moreira; Revisão técnica: Laura Zanccarelli. São Paulo: Saraiva, 2006.
WOOD, Nancy. A study on the relationship between perceived leadership styles of hospital clinical leaders and perceived empowerment, organizational commitment, and job satisfaction of subordinate hospital nurses in a management position. ProQuest. Negócios. Diss. Wood, Nancy E.. Capella University, 2008. 3336849. Disponível em: <http://search.proquest.com/business/docview/304816446/13AF59A973D99E08E5/1?accountid=14643>Acesso em 12 dez. 2012.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução Ana Thorell; revisão técnica Cláudio Damacena. - 4. Ed. "“ Porto Alegre : Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â