LETRAMENTO NA SALA DE AULA

O QUE DIZ UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA "“ BA

Autores

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Isa Maria de Novais Azevedo Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA

Palavras-chave:

Eventos de letramento; Ensino de Língua Portuguesa; Educação Escolar Quilombola.

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre letramento em uma escola quilombola rural de Vitória da Conquista "“ Bahia. A metodologia utilizada para a produção dos dados é qualitativa e de vertente etnográfica. Para a produção dos dados, foram realizadas observações e entrevista. O objetivo é compreender as concepções e contribuições do trabalho com os eventos de letramentos de uma docente em uma turma do 4º ano em uma escola quilombola. Os dados apontam para a presença de diferentes elementos para que a docente construa sua concepção de letramento, a exemplo da formação continuada, do livro didático e dos saberes produzidos ao longo da docência.

Biografia do Autor

  • Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC).
  • Isa Maria de Novais Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA
    Mestra em Ensino (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-BA.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

LETRAMENTO NA SALA DE AULA: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA "“ BA. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 291 - 307. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2365

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