CÍRCULO DE DIÁLOGOS
UMA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Formação continuada de docentes. Covid-19. CÃrculo de diálogos. Deficiência visual. Relato de experiênciaResumo
A técnica de Círculo de Diálogos remotos foi utilizada para a formação continuada de docentes de alunos com deficiência visual, durante a suspensão das atividades pedagógicas presenciais por ocasião da pandemia de Covid-19. Aqui apresentamos um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O objetivo desse trabalho foi verificar o desenvolvimento, eficácia e eficiência dessa técnica como proposta formativa. Para obter os dados utilizou-se a pesquisa de campo, com a observação participante nos Círculos. Os círculos de diálogos remotos aconteceram de agosto de 2020 a abril de 2021. Como resultado, constatou-se que apesar da resistência inicial, os professores aceitaram a proposta de formação, pois tornou-se um momento onde poderiam compartilhar suas experiências, e juntos se fortaleciam e enfrentavam as situações complexas do ensino remoto para alunos com deficiência visual, diante das incertezas e desafios impostos pela pandemia. Que a experiência aqui relatada colabore como alternativa formativa não somente no período pandêmico, mas como alternativa para diminuir distancias e aproximar educadores que trabalhe com alunos com ou sem deficiência.Referências
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