A “DEMOCRACIA SOCIAL” DE ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Pensamento. Anísio Teixeira. Democracia.

Resumo

O texto apresenta uma discussão a respeito do pensamento de Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) acerca da educação. Este texto tem como objetivo compreender os desdobramentos de suas ideias, a partir dos entendimentos dados por Anísio para o processo democrático na constituição de um sistema educacional, bem como as possíveis relações com a escola pública brasileira no contexto atual. O pensamento do educador é analisado historicamente, subsidiado a partir de suas obras e também de autores que discutem sua trajetória intelectual. A centralidade da discussão parte do termo “democracia”, introduzida, na escola pública brasileira, por meio de Anísio Teixeira. O educador brasileiro compartilha da concepção de que a educação também poderia gerir uma política educacional fundada na conciliação entre o ideal socialista de justiça social com uma dependência republicana à proteção das liberdades humanas.

Biografia do Autor

  • Elaine Constant, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

A “DEMOCRACIA SOCIAL” DE ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(1), p. 156 - 176. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2785

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