IMPLICAÇÕES PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS

ensino superior bilíngue para surdos

Autores

  • Taynan Alécio da Silva UEM

Palavras-chave:

Políticas Inclusiva, Educação de Surdos, Bilíngue, Surdos

Resumo

A pesquisa atual tem como tema uma política pública de inclusão de surdos no ensino superior: a definição de experiência. O objetivo geral foi estudar políticas comunitárias que contemplassem o processo de surdez integrada. Como objetivos específicos tem: articular a situação do surdo na sociedade moderna e suas necessidades, bem como políticas sociais e legislação que inclua a inclusão da educação de surdos em todas as esferas sociais, analisar oportunidades e limitações no que proporciona essas estruturas e falta de reconhecimento da língua de sinais como primeira língua e dificuldade no uso do português para surdos. Conclui-se, portanto, que o ensino bilíngue é um caminho possível para aprofundar essa situação. Com base em relatos de experiência audível e comprovada por acadêmicos surdos, professores e tradutores/tradutores profissionais de Libras/Língua Portuguesa, para ilustrar a transferência de métodos que envolvem o ensino de surdos para tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativo. A razão pela qual a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino geral é hoje um guia fundamental para as políticas públicas de educação. O problema de pesquisa se concentra em perguntar como as políticas sociais do sistema de ensino superior atendem às necessidades educacionais dos alunos surdos. A abordagem baseou-se em duas fases, a primeira na realização de um projeto de pesquisa teórica, que contemplou os seguintes estudos sobre estudos culturais surdos, política comunitária de inclusão na educação.

Biografia do Autor

  • Taynan Alécio da Silva, UEM
    Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí (UNESPAR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Atualmente é graduando em Letras/Libras pela Centro Universitário Unifatecie. 

Referências

BLEGER, José. Temas de Psicologia: entrevistas e grupos. Tradução: R. M. M. Moraes. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais "“ LIBRAS e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: MEC, 2005.

BUENO, I. G. S. A Inclusão do aluno deficiente nas classes comuns do ensino regular. Temas sobre o desenvolvimento. V. 9, nº. 54, p. 21-27. São Paulo: Memnmon, 2001.

BUENO, J. G. S. A produção discente do PEPG em Educação: história, política, sociedade (PUC/SP) no campo dos processos de escolarização, desigualdades sociais e deficiências. In: JESUS, D. M. et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 199-209.

BUENO, Jóse Geraldo. Educação especial Brasileira: integração / segregação do aluno diferente. São Paulo, EDUC/PUCSP, 1993.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n.23, 36-60, 2003.

DORZIAT, Ana: LIMA, Niédja Maria Ferreira; ARAÚJO, Joelma Remígio de. A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT15-1817--int.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1978.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Das Políticas de Governo à Política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a05.pdf >. Acesso em: 06 maio de 2023.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes 2010.

PERLIN, G. T. T. Identidade Surdas. In Skliar, C. (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Editora Mediação, 7a edição, Porto Alegre, p. 51-73, 2015.

QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

TYLOR, Edward Burnett. Primitive Culture: researches into the development of mythology, philosophy, religion, art, and custom. (Cultura Primitiva), 1874.

UNESCO: Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Àrea das Necessidades Educactivas Especiais, Salamanca: 1994.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

IMPLICAÇÕES PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS: ensino superior bilíngue para surdos . (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 4 - 16. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2332

Artigos Semelhantes

111-120 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)