EDUCAÇÃO, CINEMA E SOCIOLOGIA

aprendizagem, socialização e experiência educativa

Autores

  • Bruno José Yashinishi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Cinema e Educação; Sociologia; Ensino de Sociologia; Experiência Educativa; Metodologia.

Resumo

O presente artigo tem como tema a relação entre Educação, cinema e Sociologia no contexto escolar. O objetivo desse texto é suscitar reflexões teóricas e sugestões metodológicas capazes de melhor explorar o uso de filmes em aulas da disciplina de Sociologia, indo além da mera instrumentalização de um filme como recurso didático. Nesse sentido, propõe-se considerar o cinema como importante aliado no processo de aprendizagem, como meio de comunicação de massa capaz de fomentar o processo de socialização escolar e, ainda, tratar a experiência cinematográfica como experiência educativa. Ao longo do artigo, será proposta a construção de um roteiro de aula adequado para atender o objetivo supracitado e garantir uma educação dinâmica e significativa no aprendizado em Sociologia.

Biografia do Autor

  • Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina
    Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES/UEL (Doutorado). Mestre em História, cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2020). Graduado em História,  Filosofia e Sociologia. Membro do Núcleo de Pesquisas em História e Imagens ( NPHIm/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPROC/CNPq).  

Referências

ALVES, Maria Adélia. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do ensino médio. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2001.

ANGERAMI, Paula Linhares. Cinema, educação e filosofia: possibilidades de uma poética no ensino. 2014. 124 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília "“ SP, 2014.

ANGREWSKI, Elisandra. Utilização do cinema no ensino de sociologia: o que os professores têm a dizer? In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. EDUCERE - Anais do Congresso - Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 20113-20123.

BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCI, Marialice; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002. p. 169-181.

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos Modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas tecnologias Brasília-2006. Ciências humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997.

DEBRIX, Jean R.; STEPHENSON, R. O Cinema como Arte. Tradução de Tati Morais. Rio de Janeiro. Zahar Editores. 1969.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FANTIN, Monica. O processo criador e o cinema na educação de crianças. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas: Papirus, 2011. p. 27-36.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 2003.

MENEZES, Paulo. Sociologia e cinema: aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura , v. 12. Juiz de Fora: UFJF, 2017.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1965.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

PIMENTEL, Lucilla da Silveira Leite. Educação e Cinema: dialogando para a formação de poetas. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Deleon Souto da. O uso do cinema na escola: a construção de aprendizagens através de filmes. 2019. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Patos "“ PB, 2019.

SILVA, Josefa Alexandrina da. Metodologia do Ensino aplicada à s Ciências Sociais. São Paulo: Editora Sol, 2015.

THIEL, Grace Cristiane; THIEL, Janice Cristine. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

EDUCAÇÃO, CINEMA E SOCIOLOGIA: aprendizagem, socialização e experiência educativa. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 77 - 91. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2343

Artigos Semelhantes

91-100 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.