ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
CASO DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS A E B
Palavras-chave:
Acessibilidade arquitetônica, Instituições de ensino superior , MoçambiqueResumo
O artigo resultou do estudo sobre a acessibilidade arquitetônica das Instituições de Ensino Superior em Moçambique: caso de duas universidades públicas A e B, com o objetivo principal de analisar as condições arquitetônicas das infraestruturas das universidades públicas A e B para a garantia da inclusão escolar de estudantes com deficiência em Moçambique. Com isso, levantou-se o seguinte problema, até que ponto as condições arquitetônicas das infraestruturas das universidades públicas A e B garantem a inclusão escolar de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Moçambique? A metodologia assumida foi a abordagem qualitativa baseada na pesquisa de campo recorrendo a observação como estratégia de pesquisa, com apoio da pesquisa documental ancorado ao materialismo histórico-dialético para a compreensão da realidade sobre a questão da acessibilidade arquitetônica das instituições de ensino superior em Moçambique. Os resultados permitiram- nos concluir que: a) a acessibilidade física geral encontrava-se comprometida por apresentar pavimentação não adequada com desníveis ou pisos irregulares e falta de corrimãos duplos ou piso tátil direcional; b) a acessibilidade em salas de aula e ambientes acadêmicos como bibliotecas apresentavam sérios problemas com degraus elevados sem acessos alternativos como rampas ou plataformas; c) a acessibilidade em instalações sanitários de utilização geral apresentavam condições precárias e inadequadas para o acesso de estudantes com deficiência e d) o ambiente institucional e sensibilidade inclusiva revelou o não comprometimento com a inclusão por conta da ausência de adaptações arquitetônicas para tornar a universidade no espaço de saberes e experiencias para todos.Downloads
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