ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA DE ROGERS

o papel das políticas públicas nos últimos anos do ensino fundamental

Autores

  • Marilene Lucof Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Adolescência. Educação humanista. Políticas públicas

Resumo

O Humanismo de Carl Rogers prega que as pessoas são ativas e criativas, com tendência atualizante em direção ao pleno funcionamento, conforme recebem consideração positiva. O objetivo desse artigo é descrever o papel das políticas públicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva Humanista de Carl Rogers. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório. O artigo aborda o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva humanista, destacando a existência de escolas humanistas e evidenciando conceitos relevantes dentro da teoria de Carl Rogers, como a pessoa em pleno funcionamento, congruência e incongruência, estima ou consideração positiva, aprendizagem significativa; a infância enquanto período de estruturação do self, passível de crises de identidade e busca do eu; e então ressalta-se a importância dos últimos anos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano) como etapa crucial no desenvolvimento pessoal e escolar e entrada no Ensino Médio, que pressupõe atividades mais adultas. Por fim, ressalta-se o papel das políticas públicas no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes, pois esta possui o poder através das orientações possibilitando o melhor desenvolvimento de uma educação humanista.

Biografia do Autor

  • Marilene Lucof, Faculdade Sant'Ana
    Graduada em Psicologia e Pedagogia. Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail para contato:

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA DE ROGERS: o papel das políticas públicas nos últimos anos do ensino fundamental. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 61 - 76. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2566

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