ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA DE ROGERS
o papel das políticas públicas nos últimos anos do ensino fundamental
Palavras-chave:
Adolescência. Educação humanista. PolÃticas públicasResumo
O Humanismo de Carl Rogers prega que as pessoas são ativas e criativas, com tendência atualizante em direção ao pleno funcionamento, conforme recebem consideração positiva. O objetivo desse artigo é descrever o papel das políticas públicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva Humanista de Carl Rogers. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório. O artigo aborda o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva humanista, destacando a existência de escolas humanistas e evidenciando conceitos relevantes dentro da teoria de Carl Rogers, como a pessoa em pleno funcionamento, congruência e incongruência, estima ou consideração positiva, aprendizagem significativa; a infância enquanto período de estruturação do self, passível de crises de identidade e busca do eu; e então ressalta-se a importância dos últimos anos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano) como etapa crucial no desenvolvimento pessoal e escolar e entrada no Ensino Médio, que pressupõe atividades mais adultas. Por fim, ressalta-se o papel das políticas públicas no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes, pois esta possui o poder através das orientações possibilitando o melhor desenvolvimento de uma educação humanista.Referências
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