ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA AÇÃO NECESSÁRIA
Palavras-chave:
Ensino Fundamental; Educação; Orientação Educacional; Qualificação do Ensino.Resumo
A orientação profissional não deve se concentrar apenas na formação acadêmica, mas também na variedade de cursos profissionalizantes que preparam os jovens para o mercado de trabalho. O profissional orientador precisa estar atento a essa questão, considerando as aptidões, perspectivas de futuro e situações familiares dos alunos. Este estudo visa compreender a importância da orientação profissional no processo educacional do ensino fundamental, analisando como profissionais bem orientados podem aprimorar o processo de ensino. A pesquisa, de cunho bibliográfico e com método de revisão narrativa, utilizou bases de dados como MEDLINE, Embase e SciELO. A orientação pode ajudar os alunos a refletirem sobre o futuro, promovendo um espaço de discussão sobre o mercado de trabalho e autoconhecimento.Referências
AMARAL, Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do. CUNHA, ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DOS APORTES DOS PCN’s À BNCC. 2022.
ARAÚJO, V. A. de. A orientação profissional na educação básica: desafios e perspectivas. Revista de Educação Profissional, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Orientações para a Implementação da Orientação Profissional nas Escolas. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. 1º da Leide Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394,1996). Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017.
EISENBACH NETO, F. J. E.; CAMPOS, G. R. O impacto do neoliberalismo na educação brasileira. In: EDUCERE: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017.
GUILLEN, Cássia Helena.; MIGUEL, B. Maria Elisabeth. A alfabetização nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que mudou de 1997 a 2017. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 259, p. 567-582, set./dez. 2020.
GRINSPUN, M.P.S.(Org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: Desfiguramento da Escola e do Conhecimento Escolar. Cadernos de Pesquisa, 2018.
LIMA, J. G. A importância da orientação profissional no Ensino Fundamental. Revista de Psicologia Educacional, 2009
PASCOAL, M.; HONORATO, E. C.; ALBUQUERQUE, F. A. O Orientador Educacional no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, jun. 2008.
SOUZA, C. A. de. A orientação profissional na educação básica: desafios para o desenvolvimento de uma prática pedagógica integrada. Revista Brasileira de Educação, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantémm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à apreciação do Conselho Editorial, que poderá, veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.