ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2020-2024)
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, Licenciatura em Química, Formação de Professores, Ensino de QuímicaResumo
Tendo como ponto de partida a realidade existente em Instituições de Ensino Superior (IES), bem como nas Escolas de Educação Básica (EEB), no que se refere ao processo de formação docente, mais especificamente no desenvolvimento do Estágio Supervisionado, entende-se como necessária uma investigação do estado atual em que se encontram as pesquisas relativas a esse componente curricular. A metodologia utilizada possui caráter bibliográfico e descritivo, baseada em um levantamento que se insere no método da Revisão Sistemática de Literatura. Analisou-se 15 pesquisas acerca dos estágios supervisionados em Licenciatura em Química, que geraram quatro categorias de análise, demonstrando avanços na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, tanto dos licenciandos quanto dos professores supervisores. Apesar dos avanços, observa-se uma produção científica limitada sobre o tema, indicando a necessidade de ampliar os estudos que se debrucem nas questões relativas ao Estágio Supervisionado.Referências
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