A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E OS DEBATES SOBRE A DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Pedagogia. Políticas Educacionais.

Resumo

Este texto apresenta uma discussão a respeito do percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil por meio das diretrizes curriculares que orientam o perfil profissional do pedagogo. A pesquisa caracteriza-se a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, considerando o aprofundamento histórico sobre a constituição de diretrizes como documentos oficiais com proposições de princípios para formação inicial e continuada de professores, mediante disputas políticas, culturais, didático-pedagógicas e curriculares. Da mesma forma, procurou-se realizar um cotejo com variáveis de cunho histórico-cultural sobre as diretrizes para formação de professores, elucidando as interpretações possíveis sobre os desafios enfrentados com o hibridismo conceitual e transformado, ou traduzido, em políticas públicas educacionais. O estudo concluiu que as políticas referendadas em diretrizes negam os avanços na definição do perfil do pedagogo e reduzem sua formação inicial a um pragmatismo técnico, no qual também não gera atrativos pela profissão e carreira docente.

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Biografia do Autor

  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora Produtividade da Fundação Araucária.
  • Elaine Constant , Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Professora Associada da Faculdade de Educação e da Pós-graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Kubaski Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E OS DEBATES SOBRE A DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(2), p. 327 - 344. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/3007

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