EDUCAÇÃO PERMANENTE ENQUANTO DIREITO HUMANO E CONSTITUCIONAL PARA TODAS AS IDADES
Palavras-chave:
Educação para pessoas idosas; Gerontologia educacional; Educação permanente.Resumo
O presente artigo pretende contribuir com as discussões acerca dos direitos das pessoas idosas, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação. Para tanto, partimos do pressuposto da educação enquanto um direito humano e constitucional sob uma perspectiva de educação permanente. Foi estabelecido como objetivo geral discutir a garantia do direito à educação para pessoas idosas a partir da perspectiva da educação permanente e da gerontologia educacional. A pesquisa foi qualitativa com base em dados bibliográficos e documentais a respeito do tema. Como resultados, evidencia-se a necessidade de se reconhecer o direito das pessoas idosas de maneira multidimensional, superando a visão assistencialista, incluindo o direito à educação a partir de uma perspectiva de educação permanente, ou seja, que ocorre desde o nascimento até o final da vida em diferentes formatos e espaços, tendo na gerontologia educacional o suporte necessário para oferta de ações educacionais estruturadas especificamente para essa população.Downloads
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