EDUCAÇÃO PERMANENTE ENQUANTO DIREITO HUMANO E CONSTITUCIONAL PARA TODAS AS IDADES

Autores

Palavras-chave:

Educação para pessoas idosas; Gerontologia educacional; Educação permanente.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com as discussões acerca dos direitos das pessoas idosas, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação. Para tanto, partimos do pressuposto da educação enquanto um direito humano e constitucional sob uma perspectiva de educação permanente. Foi estabelecido como objetivo geral discutir a garantia do direito à educação para pessoas idosas a partir da perspectiva da educação permanente e da gerontologia educacional. A pesquisa foi qualitativa com base em dados bibliográficos e documentais a respeito do tema. Como resultados, evidencia-se a necessidade de se reconhecer o direito das pessoas idosas de maneira multidimensional, superando a visão assistencialista, incluindo o direito à educação a partir de uma perspectiva de educação permanente, ou seja, que ocorre desde o nascimento até o final da vida em diferentes formatos e espaços, tendo na gerontologia educacional o suporte necessário para oferta de ações educacionais estruturadas especificamente para essa população.

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Biografia do Autor

  • Talita Costa de Oliveira Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gerontóloga.
  • Flávia Oliveira Alves da Silva, Unicesumar
    Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gerontóloga e Bacharel em Direito.
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora e Pós-Doutora em Educação. Gerontóloga. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

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Publicado

10-12-2025

Como Citar

EDUCAÇÃO PERMANENTE ENQUANTO DIREITO HUMANO E CONSTITUCIONAL PARA TODAS AS IDADES. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(2), p. 407 - 431. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/3010

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