MATERIAL DIDÁTICO

Uma análise sobre o uso de giz e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ismael Xavier Choveque Universidade Rovuma- Extensão de Niassa

Palavras-chave:

Moçambique; prática pedagógica; material didático; giz; implicações no ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do giz e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, numa das escolas secundárias do distrito de Majune, província do Niassa, em Moçambique. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica complementada pela abordagem qualitativa. Para a recolha de dados usou-se a técnica de entrevista-estruturada, sendo estes tratados por meio da realização da análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados obtidos revelam que os materiais didáticos promovem a dinamização, harmonização e interação entre professor e aluno na sala de aula, por outra, o giz como o material didático deste estudo, é um recurso ou uma ferramenta de desenho e de escrita desde há muitos anos em que os artistas usavam para descrever as suas histórias nas cavernas no como meio de comunicação e, nos depoimentos dos professores, eles reconhecem a sua utilidade, sua importância e as doenças por ele trazidas, destacando por consequente o marcador ou aquarela como material que pode substituir o giz com o intuito de evitar as doenças respiratórias e de pele, e contribuir na qualidade de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Bolsista Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq 2021/2023. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado. Professora Convidada da Universidade Unirovuma/MZ; Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. Líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR no contexto internacional,  
  • Ismael Xavier Choveque, Universidade Rovuma- Extensão de Niassa
    Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma "“ Extensão de Niassa e Licenciado em Ensino de Francês pela Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE).

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

MATERIAL DIDÁTICO: Uma análise sobre o uso de giz e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 33 - 48. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2580

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