FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

trajetória de constantes mudanças

Autores

Palavras-chave:

Arte; Ensino; Formação de Professores.

Resumo

Recorrendo a pesquisas teórico-bibliográficas este artigo trata da qualidade do ensino da arte, com  as tendências pedagógicas que nortearam seu ensino no Brasil e suas metodologias, apresentando modelos de formação de professores e seu reflexo na prática escolar, demostrando assim a influência da formação inicial na identidade profissional docente. O artigo objetiva apresentar esses temas, discutindo  questões sobre a qualidade do ensino da arte correlacionando com problemáticas existentes no atual contexto, como as formações, a polivalência e a atuação de professores sem formação específica, indicando que esses problemas são os que mais prejudicam a credibilidade da disciplina diante de alunos, pais e sociedade como um todo. Por meio deste estudo percebe-se que a falta de qualidade, de relevância e objetividade dada ao ensino de Arte, pontuado questões preocupantes devido a formação inicial, da atuação com ensino polivalente ou mais preocupante com professores atuantes sem formação específica, ocasiona inúmeros percalços na trajetória do ensino da arte, percorrendo altos e baixos na sua obrigatoriedade e importância curricular.

Biografia do Autor

  • Silvana dos Passos Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. (2021-2023); Graduada em Licenciatura em Artes Visuais
  • Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação "“ PPGE/UEPG- PR (2013- atual); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2011)- UEPG/PR. Atualmente professora vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

Referências

BARBOSA, A.M. A importância do ensino das artes na escola. Entrevista Revista Época, realizada com Ana Mae Barbosa, 2016. Disponível em: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html Acesso em 20 ago 2018 Ã s 13:35.

BARBOSA, A. M. Arte educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2012.

BATISTA, FLÓIDA. Trajetória da disciplina de Arte e a Formação do Professor. Disponível em http://www.uel.br/eventos /gpp/pages/arquivos/GT8_Fl%C3%B3ida%20Moura%20Rocha%20Carlesso%20Batista.pdf Acesso em 31 mar 2018 Ã s 15:45.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ 2016. Acesso em : 23/08/2018 Ã s 20:50.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base de 1971 - Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de-1971-lei-5692-71 Acesso em : 23/08/2018 Ã s 20:34.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Consultado em 20/04/2018, 22h40.

CUNHA, A, C. Ser professor: bases de uma sistematização teórica. Chapeco: Argos, 2015.

DOMINGUES, J. J; TOSCHI, N. S; OLIVEIRA,J. F. de. A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educação & sociedade, vol.21, 2000.

DOZZA, M. Conhecimentos e metodologias para o ensino de arte: recortes históricos sobre a Lei 5692/71 e sobre as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná/2009. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/17435 Acesso 19 set 2018 Ã s 18:39.

FUSARI, M.F.R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

SALDAÑA, P. Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam. Folha de São Paulo- 23/01/2017. Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/01/1852259-quase-50-dos-professoresnao-tem-formacao-na-materia-que-ensinam.shtml. Acessado

em: 24/04/2018.

SEMIS, L. Educação Básica: 21,6% dos professores não possuem superior completo. Revista Nova Escola, 01/02/2018. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/9951/educacao-basica-216-dos-professores-nao-possuem-superior-completo Acesso em 19 set 2018 Ã s 18:59.

SILVA, S.P.; NUNES, A. L. R. Poéticas visuais na escola pública: do conhecimento curricular de arte do ensino médio a sala de aula - 0097-0110. As Artes em formação e os novos públicos no século XXI: Atas do X Congresso Matéria-Prima. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes. ISBN 978-989-53805-3-4. João Paulo Queiroz (ed.) Edição: Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) Lisboa, outubro 2022.

SOARES, C.A. O ensino da arte na escola brasileira: fundamentos e tendências. Uberaba. Toda Letra, 2016.

VEIGA, I. P. A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I.P.A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. SP: Papirus, 2009.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: trajetória de constantes mudanças. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 513 - 539. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2562

Artigos Semelhantes

11-20 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.