APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Epistemologia. Marxista. Pesquisa. EducaçãoResumo
Neste texto são apresentados os fundamentos da epistemologia marxista, tendo como ponto de partida a compreensão a respeito da história e da sociedade. A articulação do materialismo histórico com o materialismo dialético permite analisar elementos relacionados à ciência da história e dos próprios homens. A epistemologia marxista é a base teórica da pesquisa de mestrado que busca compreender o sistema educacional haitiano. A partir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e da articulação com autores clássicos pretende-se situar na teoria do conhecimento, a epistemologia marxista e a sua utilização na pesquisa em educação. Isso significa pensar que a realidade histórica está em constante movimento e que o resultado desse movimento e decorrentes intercâmbios transformaram as realidades. Nesse sentido, esses apontamentos se apresentam dentro de um processo ativo do conhecimento, no qual a história deixa de ser uma coleção de fatos mortos ou uma ação imaginária de sujeitos imaginários.Referências
ALTHUSSER, L. Pour Marx. Paris: Maspero, 1965.
BALIBAR, Étienne. A filosofia de Marx. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 9º ed. São Paulo: Cortez, 1987, p.69-90.
KONDER, Leandro. O Que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MARX, Karl. Le capital. l.III, t.3. Paris, Éditions Sociales, 1960.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
RIAZANOV, David. Karl Marx - momme, penseur et révolutionnaire. Éditions Sociales Internationales. Paris, 1928.
STALINE, Joseph. Matérialisme dialectique et matérialiste historique. Editions du Parti Communiste Français, Marselha, 1937.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â