APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Epistemologia. Marxista. Pesquisa. Educação

Resumo

Neste texto são apresentados os fundamentos da epistemologia marxista, tendo como ponto de partida a compreensão a respeito da história e da sociedade. A articulação do materialismo histórico com o materialismo dialético permite analisar elementos relacionados à ciência da história e dos próprios homens. A epistemologia marxista é a base teórica da pesquisa de mestrado que busca compreender o sistema educacional haitiano. A partir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e da articulação com autores clássicos pretende-se situar na teoria do conhecimento, a epistemologia marxista e a sua utilização na pesquisa em educação. Isso significa pensar que a realidade histórica está em constante movimento e que o resultado desse movimento e decorrentes intercâmbios transformaram as realidades. Nesse sentido, esses apontamentos se apresentam dentro de um processo ativo do conhecimento, no qual a história deixa de ser uma coleção de fatos mortos ou uma ação imaginária de sujeitos imaginários.

Biografia do Autor

  • Jeannot Perciney, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor de Ciências Experimentais pelo Centro de Formação da Escola Fundamental (CFEF) em Port-au-Prince. Bolsista do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação "“ PAEC, com cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
  • Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

ALTHUSSER, L. Pour Marx. Paris: Maspero, 1965.

BALIBAR, Étienne. A filosofia de Marx. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.

ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 9º ed. São Paulo: Cortez, 1987, p.69-90.

KONDER, Leandro. O Que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MARX, Karl. Le capital. l.III, t.3. Paris, Éditions Sociales, 1960.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

RIAZANOV, David. Karl Marx - momme, penseur et révolutionnaire. Éditions Sociales Internationales. Paris, 1928.

STALINE, Joseph. Matérialisme dialectique et matérialiste historique. Editions du Parti Communiste Français, Marselha, 1937.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. (2022). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(1), p. 149 - 162. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2153

Artigos Semelhantes

21-30 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>